Vá e Faça! Vão criticar da mesma forma!
Nós, os iniciados, somos iguais em hierarquia em nossos trabalhos realizados em Loja, ou mesmo, fora dela, porém, existem aqueles que dispõe de mais liberdade de tempo que outros e, assim, estão sempre realizando mais atividades que outros.
O que, para o quadro da Loja e de nossa instituição, é extremamente salutar e recomendável, no entanto, existem muitos que possuem as mesmas qualificações e um outro tanto que ainda estão ativos em sua vida laboral, porém, nem por esse motivo podem e devem deixar de se interessar por tudo o que envolve uma administração, uma preparação de evento, uma atualização de informações de todos e até mesmo de limpeza das áreas em que estão inseridas a Loja e suas
adjacências.
Porém, para aqueles que fazem, invariavelmente, são direcionadas críticas por aqueles que nada fazem ou pouco fazem, principalmente, no estudo, aprofundamento e aperfeiçoamento dos conhecimentos havidos, sejam em nossas instruções ou no dia- a-dia de nossa laboriosa vida, bem como, nas atividades do dia-a-dia da Loja.
Neste roldão de fazer e ser criticado, muitos desistem no decorrer do caminho, pois, se desmotivam com as críticas, que na maioria das vezes, são infundadas, imerecidas e, principalmente, desnecessárias devido às contingências da personalidade, caráter, comprometimento e dedicação de cada um para executar e atuar em Loja ou fora dela.
O “fazer” requer muita dedicação, comprometimento, disponibilidade e disposição, além de, motivação e entusiasmo para suprir algumas necessidades do dia-a-dia de cada Loja, tanto na preparação do Templo para os trabalhos, quanto na documentação necessária para todas as atividades e cumprimento de requisitos legais junto à Grande Loja do Estado de São Paulo - GLESP e outros.
Eles, os críticos, podem fazer com que nos sintamos impotentes, inapropriados e com medo. Eles podem nos levar a temer um futuro de mais participação, envolvimento, comprometimento, entusiasmo e motivação. Desta forma, reduzindo cada vez mais a condição de atuação de novos membros, em parceria com outros ou isoladamente.
Assim, preconiza a lei da causa e efeito, segundo a qual a felicidade está na sabedoria de fazer espontaneamente aos outros o que desejamos para nós, bem como, às atividades necessárias para o bom funcionamento da Loja. São os resultados das nossas ações diante das demandas existentes nas Lojas e de suas consequências, que tornarão os trabalhos mais eficazes e eficientes no desenrolar de cada Gestão.
O que não está funcionando? Seja o que for, tome a decisão de mudar isso! Faça! Dê algum passo em direção de sua execução. Mesmo que um pequeno passo, mas levante-se agora e faça, não espere por aquele que nada faz. Cada um cria seu próprio caminho e cada um está num nível diferente em sua jornada, sua participação, sua motivação, seu comprometimento e sua dedicação.
Assim, devemos empregar nossa energia agora para encetarmos a mudança que precisamos fazer em nossa vida e seremos amplamente apoiados em nossa decisão por aqueles que acreditam no trabalho desinteressado, pertinaz, competente e repleto de amor fraternal.
Não significa que será fácil e nem tranquilo, mas será necessário para que avancemos em nosso caminho, em nossa jornada e em nossa dedicação ao fazer.
Se escolhermos não fazer qualquer mudança, descobriremos que nesta energia nossos problemas parecerão e se tornarão maiores ainda. Isto se dará porque as nossas vibrações não são compatíveis. Esta energia vibracional superior, estas ondas de Luz, aumentam a energia até um ponto em que as vibrações se tornem cada vez mais compreendidas e aceitas
por aqueles que as criticam desmedidamente, caso se tornem, mais densas e mais baixas, simplesmente serão muito mais desconfortáveis e inatingíveis, será, então, necessário que forcemos a mudança. Se já estais tomando as decisões de fazer as mudanças necessárias, este é o tempo em que, verdadeiramente, daremos grandes passos à frente e, bem provavelmente,
saltos gigantescos à frente na nossa evolução, harmonia e respeito.
O nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados ou prepotentes. O nosso medo mais profundo é que somos poderosos, dedicados e, absolutamente, fraternos, além de qualquer medida tangível. É a nossa luz, não as nossas trevas, que mais nos apavora e criam medos desnecessários em nossas mentes e corações. Nós nos perguntamos: Quem sou eu para ser: Brilhante, Maravilhoso, Talentoso, Fabuloso e Dedicado. Na realidade, quem é você para não o ser? Você é filho do universo, do GADU. Se você se fizer de pequeno e de temeroso não ajuda o mundo. Não há iluminação em se encolher, menosprezar e não agir, para que os outros não se sintam inseguros ou menores quando estão perto de você. Nascemos para manifestar a glória
do GADU que está dentro de nós. Não está apenas em um de nós: ESTÁ EM TODOS NÓS! E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente, damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos dos nossos medos e inseguranças, a nossa presença, automaticamente, libertará os outros.
O incrível e maravilhoso é que, mesmo executando esse desbaste consigo mesmo, ainda terá tempo e espaço para trabalhar na Ativação da Luz daqueles que estão prontos, disponíveis e que chegam até você. Imagine então o novo momento e espaço que se formarão, que egrégora surgirá, num mundo de Irmãos de Luz, de uma Família de Luz ungida e unida num só desejo e pensamento que é o de fazer. Você está sendo chamado para fazer parte dessa transformação. Seja bem-vindo ao fazer, ao trabalhar e ao deixar o amor do GADU iluminar seus passos e daqueles que se dedicam ao fazer, independentemente, das críticas que virão!
Você não está separado de qualquer coisa, nem mesmo do que você considera ser artificial ou supérfluo. Então você é, na verdade, poderoso ser espiritual e de amor, mesmo que você não sinta isto, você veio para fazer uma grande descoberta conhecer cada célula e cada fibra do seu ser, a verdade grandiosa de poder estar e ser a mudança que desejas ver no mundo. Você poderia chamar de mudança, de compromisso pessoal, iluminação ou superconsciência. Tudo isto significa que você estará vibrando a um índice mais rápido e mais próximo do GADU. Também significa que você conhecerá a sua própria verdade e seu saber inato a cada mudança.
Portanto, assim como o medo, a culpa é um dos piores estados de espírito que existem e nos atormentam. Ela altera nosso campo vibracional, deixando nossa aura (campo de força) vulnerável aos nossos críticos e desanimadores. A culpa enfraquece nosso sistema imunológico e fecha os caminhos para a prosperidade, do comprometimento, da motivação e do fazer. Um dos maiores recursos utilizados pelos “invejosos” é fazer com que nos sintamos culpados pelas nossas conquistas, pelos nossos feitos e pela nossa dedicação e firmeza no fazer. Não faça o jogo deles e saiba que o seu sucesso é merecido, é digno de respeito e gratidão, é inconfundível e inenarrável. Sustente as suas vitórias sempre com satisfação, respeito e gratidão!
Há muito espaço em seu coração para o amor, muito mais para o do GADU. Dispensa o julgamento e você terá aberto muito mais espaço para o amor florescer, brilhar e bendizer. Substitua seus pensamentos de desaprovação por atitudes de gentileza, de carinho, de respeito e de amor, mesmo sobre aqueles que, em algum momento, magoaram você. Você encontrará uma maneira, pois ninguém magoa tanto quanto seus próprios pensamentos. Aqueles que causaram dor a você, estejam eles perto ou longe, sejam eles conhecidos ou não, já se esqueceram de você e não estão magoados mais e sequer se lembram do fato. Você tomou o lugar deles com seus próprios pensamentos, assumiu o que não devia fazer. Com cada pensamento nocivo que você tem, você mesmo, abre as feridas e sentimentos desnecessários de dor. É você quem deve acabar com a paródia da injustiça e da desistência de seus sonhos. É você quem deve transformar-se no Justo e Perfeito, tudo o que lhe é direcionado. É você quem deve eliminar os resíduos de julgamento de seu coração e de seus pensamentos. É você quem deve fazer as pazes consigo mesmo e assim colocar paz no mundo e no coração dos demais. Você não ama a guerra, mas mesmo assim pode amar as pessoas que fazem a guerra. Você tem que amá-las, pois, a paz depende, também, de você. Se você realmente ama a paz, tem que parar de condenar a todos, inclusive condenar a você mesmo. Nenhuma palavra de condenação deve sair de seus lábios novamente. Nenhuma estória de transgressão e de desrespeito deve ser contada, pois, quando você conta, você as apoia. “É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.” (Antoine de Saint-Exupéry)
Eu me permito me reavaliar, pensar sobre o que quero e fazer novas escolhas de vida de forma segura, tranquila, equilibrada e seguindo os desígnios do GADU, me alinhando com o universo, principalmente, aquele que me rodeia. Eu substituo meus pensamentos destrutivos e desanimadores, pelos melhores e bons pensamentos. Eu domino minha mente, acalmando-a com os ensinamentos havidos e do GADU. Eu acalmo minha mente, controlo e comando minha energia e pensamentos, revitalizando minha frequência e corpo, para o fazer sem esperar quaisquer recompensas ou notoriedade. Faço e continuarei a fazer!
Mauro Hermógenes Lopes Covre
ARLS∴ “Luz e Trabalho”, Nº 144
GLESP – Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo - CMSB
Or∴ de Ilha Solteira/SP
Fonte: Revista Maçônica Digital - Ano 6 - Nº 67 - Julho de 2024
Visite a página: www.revistaacacia.com.br