SESSÃO, CESSÃO, SECÇÃO OU SEÇÃO MAÇÔNICA?
A resposta a esse questionamento deve ser escrita com base no português ou no “maçonês”?
Consoante a escrita correta de nossa língua pátria, os Maçons se reúnem em SESSÃO MAÇÔNICA. Porém, para que os trabalhos ocorram justos e perfeitos, dentro da legalidade, e o Venerável Mestre possa devidamente encerrá-los, maçonicamente deve ter ocorrido a sessão, a cessão e a secção ou seção maçônica.
Essas palavras são denominadas homófonas, visto que têm a mesma pronúncia, mas são escritas de formas diferentes e expressam momentos/situações distintas.
Desse modo, como isso pode nos servir?
O primeiro ponto é entendermos que SESSÃO advém do latim “sessio”, que significa “sentar-se”. Transmite, pois, a ideia de pessoas sentadas. Em outras palavras, uma reunião, vinculando também a ideia de tempo.
Sendo assim, a SESSÃO MAÇÔNICA deve acontecer com todos sentados e em determinado período de tempo. Contudo, precisamos ir mais além e, assim, compreender alegoricamente que não devemos ir à Loja para sentarmo-nos em uma cadeira, mas para assentar um cargo. O cumprimento dos horários, início e término, deve ser respeitado. É inconcebível que Mestres Instalados se recusem a exercer cargos e, mais ainda, a falta de pragmatismo no uso da palavra.
Por sua vez, CESSÃO vem de “cessio”, que é ceder, ato de renunciar. Portanto, se nos perguntarem “o que vindes fazer na reunião?”, devemos, em atos, demonstrar que renunciamos às paixões e cedemos nossa vontade própria em prol do progresso coletivo. De forma resumida: ABDICAÇÃO.
Finalizando, esclarecemos que Secção e Seção têm o mesmo significado e a mesma origem latina: “sectione”. Este traduz a ideia de setor, divisão, uma parte de um todo. E no mesmo ponto, encontramos o possível “Tendão de Aquiles” de nossos labores dentro do Templo.
Todo ritual maçônico é composto por partes. Algumas são de estrito valor e função burocrática (leitura dos balaústres); outras ultrapassam a materialidade do evento (abertura do Livro da Lei). Contudo, há dois momentos, de suma importância, que não se podem negligenciar: Ordem do Dia e Quarto de Hora de Estudo.
ORDEM DO DIA É O MOMENTO PARA DISCUTIRMOS
OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE E PROCURARMOS SOLUÇÕES.
QUARTO DE HORA DE ESTUDO SÃO NOSSAS INSTRUÇÕES,
AS QUAIS DISCUTIMOS PARA FAZERMOS PARTE DAS SOLUÇÕES.
O Ritual Maçônico é uma Lei e, como tal, deve ser cumprido em sua integralidade. Não pode haver nenhuma alteração ou supressão!
2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Mestre de Cerimônias - PR25 2024/2026
MI 33 REAA 33 RB 9 RM MMM Shriner
CT REAL ARCO CT ARCO REAL HRAKTP
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.