S∴S∴S∴

Como você deseja conduzir sua vida? Pelo Esquadro e pelo Compasso!

Como você deseja que sejam seus Irmãos? Justos e Perfeitos!

Como você deseja que ocorram os trabalhos no Templo? Com Fervor e Zelo!

Como você deseja que sejam tratados os assuntos em Loja? Pelos Princípios da Moral e da Razão!

E o que devemos desejar às autoridades constituídas, sejam elas profanas ou maçônicas, e, de forma geral, a todos os envolvidos na Maçonaria? Saúde, Sabedoria e Segurança!

O interessante é que a ordem das palavras aparece invertida em alguns rituais. Isso pelo simples motivo de quem as copilou colocá-las na ordem que achava mais importante e dentro de uma interpretação.

Como pessoas comuns, quem nunca disse: “Saúde em primeiro lugar!”, “O que mais importa é a saúde!”? Sem a menor dúvida, CONCRETA E PROFANAMENTE, é verdade.

Porém, a origem dos “3S” que aparecem nos documentos antigos do REAA refere-se às três Luzes da Lojas. Como uma saudação e uma invocação destinadas ao remetente.

O primeiro “S” é o Venerável Mestre. Arquétipo da Sabedoria que, em latim, é Sapientia. O segundo “S” está vinculado ao Primeiro Vigilante. Contudo precisamos estender a concepção de Salus, o qual, em tradução literal, é saúde. Uma pessoa que tem saúde, tem vigor que, em latim, é Force. Dessa forma, os conceitos de Saúde, Vigor e Força (Salus, Force e Fortitudo) são intrínsecos.

A fim de compreendermos o terceiro “S”, invocaremos a Deusa Vênus, a qual inspirava o arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio. Ele dizia que, ao construirmos, não podemos esquecer os conceitos de firmitas, utilitas e venustas (firmeza/estabilidade, utilidade e beleza). Assim entenderemos que o Segundo Vigilante representa a beleza da Stabilitas.

Naturalmente associamos estabilidade ao que tem solidez, ou seja, ao que é seguro.

Portanto os três “S” são “SAPIENTIA, SALUS e STABILITAS” (Sabedoria, Saúde e Segurança).

O importante é que, ao darmos as mãos, formemos uma Cadeia de União – não de braços, mas de vibrações. Sejamos fontes emanadoras de vibrações de discernimento para aqueles que demandam a capacidade de compreender situações com bom senso e clareza.

Que os alvos de nossas vibrações recebam os influxos de equilíbrio orgânico, mental e espiritual e que, acima de tudo, vivenciem a sabedoria e a saúde como dádivas concedidas pelo Criador em prol de seu viver e de servir a outras criaturas.

Neste ­17º ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica
.