QUAL É A LIÇÃO DA ANIMOSIDADE?
Aparecem em nossos Rituais palavras que, às vezes, os Irmãos entendem como um “bordado”. Estão lá apenas para “florear”, como se o ritualista tivesse o mesquinho desejo de ser lembrado pela linguagem erudita. Contudo, boa parte das palavras na Maçonaria tem um significado lexical e um sentido subliminar.
Vejamos a palavra EXALTAÇÃO. Seu significado está no ato de glorificar, mas também de situações advindas de um estado de nervosismo.
José se EXALTOU por suas façanhas. José EXALTOU-SE diante da injustiça.
Onde estará, assim, o sentido subliminar da exaltação? Está nas conexões! Lembrando que estamos trabalhando pelo REAA.
Um verdadeiro companheiro é, portanto, aquele que compartilha o que aprendeu com quem está no primeiro degrau do aprendizado. E ele o faz com simplicidade e humildade, nunca EXALTANDO seus dotes.
Esse mesmo bom companheiro é tolerante e compreende sua posição de servir àqueles que estão em um degrau superior. Sabe aguardar seu tempo de estudo e o momento certo em que lhe chamarão para a Câmara do Meio. Não há impaciência ou questionamentos. Ele não fica EXALTADO.
O interessante e sutil é que, continuando seu bom trabalho, os Mestres naturalmente EXALTARÃO o companheiro.
A EXALTAÇÃO DE UM COMPANHEIRO SE REALIZA PELOS MÉRITOS DE SUA NÃO EXALTAÇÃO!
Nessa mesma linha de instruções veladas e acessíveis somente àqueles que compreendem a evolução do Maçom Operativo para o Maçom Especulativo, temos a palavra “animosidade”.
Aparece uma única vez, em nosso primeiro dia e na primeira Lei sobre a qual somos alertados a cumprir em respeito à mais honrosa insígnia do Maçom.
O significado da palavra traduz-se como hostilidade, inimizade ou antipatia, ligada a sentimentos de ressentimento, mágoa ou rancor. Em resumo, aversão a uma certa pessoa.
Sendo assim, ao adentrar em um recinto sagrado, ocorrendo tal sentimento, que não é compatível com o ambiente e com os trabalhos, e não havendo possibilidade de restabelecer as relações fraternais, devemos ANIMOSAMENTE nos retirar.
Parece uma contradição ou a retroalimentação de uma conduta. Mas não é. Assim como em exaltação, a palavra animosidade tem outro sentido. Vem do latim animositas, que significa coragem.
Quando um Maçom se encontra em um lugar ou uma situação que lhe provoque desarmonia interna, ele não pode ser falso e, muito menos, provocador. Não pode ser complacente ou condescendente. Deve ter coragem de se retirar, antes que a paz e a harmonia do local sejam perturbadas com sua presença.
AS VEZES É PELA ANIMOSIDADE QUE CONSEGUIMOS O ÂNIMO PARA SAIRMOS DA ZONA DE CONFORTO.
Neste 17º ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.