O QUE É A MAÇONARIA? -VI- (Qual é a FINALIDADE da Maçonaria?)

 

Recapitulando:

(I) Qual é a BASE da Maçonaria?
Nossa Base é o que representa para nós o Grande Arquiteto do Universo.
(II) Qual é a REGRA da Maçonaria?
A Lei Natural que nos induz à prática do bem e à incapacidade de praticarmos o mal.
(III) Quais são as CAUSAS da Maçonaria?
A Verdade, a Liberdade e a Lei Moral.
(IV) Quais são os PRINCÍPIOS da Maçonaria?
A Igualdade, a Fraternidade e a Caridade.
(V) Quais são os FRUTOS da Maçonaria?
Virtudes para o Maçom, Sociabilidade na Loja e Progresso para a Instituição.
(VI) Qual é a FINALIDADE da Maçonaria?
(VII) Quando FINALIZA a Maçonaria?

Esta é a pergunta mais simples e de resposta mais rápida. Afinal, quantas vezes lemos, ouvimos e dizemos: “Tornar feliz a Humanidade”?

Sim! Essa é finalidade da Maçonaria. Entretanto, precisamos esmiuçar essa afirmativa, pois, diante de tão significativa finalidade, podemos nos sentir intimidados e, até mesmo, colocar em dúvida o sucesso da empreitada.

Precisamos, então, entender o que seja “tornar feliz” e o que seja “humanidade”. Isso é simples, basta extinguir os flagelos da humanidade: fome, guerras, doenças e outras intempéries da vida. Porém. nestes cerca de 200 mil anos que nós, Homo sapiens, habitamos a Terra, em nenhuma civilização ou época, esses e muitos outros flagelos foram extintos.

Nossa ação não deve ser apenas na materialidade da felicidade, visto que o insight de ser feliz é querer ser feliz e viver intensamente as próprias escolhas, que resultaram em alegrias ou sofrimentos.

Decerto, algumas situações fogem de escolhas pessoais. No entanto, devemos nos atentar à diferença entre Filantropia (tentar resolver o problema que está causando o sofrimento) e Caridade (buscar aliviar o sofrimento do outro).

Filantropia não é virtude, é obrigação moral. A Caridade, por sua vez, é a maior e a síntese de todas as outras virtudes: é o Amor Puro (1 Coríntios 13).

Quanto à compreensão de Humanidade, é preciso entendermos que a Humanidade é o conjunto de todos os seres humanos. Porém, o Ser Humano é, ao mesmo tempo, uma unidade e a totalidade, uma vez que todos devem ter o mesmo tratamento. Eu dificilmente terei recursos para fornecer água a uma tribo de beduínos, mas jamais poderei deixar com sede um morador de rua.

Assim, compreendemos que a humanidade é composta por macro e microcélulas, sendo a menor delas e à qual devemos primeira atenção a família. Preocupado com a guerra na Ucrânia? E como vai a Paz na sua casa?

Ao nos tornarmos “Pedras Vivas”, sejamos edificações destinadas a acolher os entristecidos, os desolados, os deprimidos e os desesperançosos. Não há valor monetário que precifique um olhar, uma palavra, um abraço, seja para “nosso povo” (humanidade) ou para “meu povo” (família).

SOMOS LAPIDADOS PARA SERMOS INSTRUMENTOS
EM PROL DA FELICIDADE DOS POVOS.

2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente

Sérgio Quirino
Mestre de Cerimônias - ARLS PR25  2024/2026
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.