O QUE É A MAÇONARIA? -II- (Qual é a REGRA da Maçonaria?)
Antes de iniciarmos este segundo artigo da série O que é a Maçonaria? vamos relembrar os sete pontos que devemos desvendar para tentar, de fato, obter a resposta à indagação.
(I) Qual é a BASE da Maçonaria?
Nossa Base é o que representa para nós o Grande Arquiteto do Universo.
(II) Qual é a REGRA da Maçonaria?
(III) Quais são as CAUSAS da Maçonaria?
(IV) Quais são os PRINCÍPIOS da Maçonaria?
(V) Quais são os FRUTOS da Maçonaria?
(VI) Qual é a FINALIDADE da Maçonaria?
(VII) Quando FINALIZA a Maçonaria?
Na maioria das vezes, compreendemos Regras como Leis. O problema é que, intrinsecamente, sentimos as leis como obrigações, como o que nos regulamenta e o que nos repreende.
A Constituição Nacional, com seus 250 artigos, é a segunda maior do mundo. O ordenamento jurídico brasileiro ultrapassa 33 mil regras legais, as quais, em boa parte, são incompreendidas e malvistas pela população. O cerne desse problema encontra-se na quantidade e na necessidade lógica do discernimento acadêmico para a devida compressão.
Não vivenciamos essa realidade, pois há apenas uma Lei que rege a Maçonaria: a Lei Natural. Ela é o conjunto de proposições universais e imutáveis que deve guiar nossos costumes e nossas ações. A autoridade competente para ditar o comportamento é nossa consciência, uma vez que o Maçom é conclamado a nunca perder a razão.
Ser verdadeiro, respeitar a vida, ser honesto, ser leal, conservar a prole, ser laborioso, ser honesto e ter temperança, bondade e humildade são exemplos de regras em quaisquer povos, indiferentemente de crença, cor, idioma, longitude e latitude.
Embora seja evidente o conhecimento da Lex Naturalis, na prática, exige um processo permanente de uso do intelecto, da razão e de determinação em:
COMBATER OS VÍCIOS, SUBMETER A VONTADE, VENCER AS PAIXÕES.
Nós somos, por natureza, inclinados à prática da Lei Natural. Caso mostre a uma criança várias fotos de bebês de diferentes etnias e condições sociais, perguntando-lhe o que ela vê, com certeza responderá: bebês. Ela não teve o maléfico aprendizado de qualificar os seres humanos.
Ademais, se lhe mostrarmos fotos de pessoas chorando, ela ficará triste, pois não doutrinou seus sentimentos. Por fim, se lhe mostrarmos fotos de pessoas vibrando pelo sucesso alcançado, ela ficará feliz, visto que, dentro dela, ainda há a chama da fraternidade universal.
Qual é a REGRA da Maçonaria?
É a LEX NATURALIS,
CUJA SÍNTESE É MANTER-SE INOCENTE.
INOCÊNCIA É A QUALIDADE DE QUEM É INCAPAZ DE PRATICAR O MAL.
2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Mestre de Cerimônias - ARLS PR25 2024/2026
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.