O QUE É A MAÇONARIA? -I- (Qual é a BASE da Maçonaria?

Creio que há centenas de definições a esse questionamento, e cada uma encaixa-se perfeitamente, conforme o ambiente, os interlocutores, as situações e, até mesmo, os sentimentos. Pode ser tanto a melhor coisa do mundo quanto uma grande bobagem.

No entanto, para ter certeza, é preciso conhecer, compreender, aceitar, praticar, propagar e ser as respostas a sete perguntas:

Qual é a Base da Maçonaria?
Qual é a REGRA da Maçonaria?
Quais são as CAUSAS da Maçonaria?
Quais são os PRINCÍPIOS da Maçonaria?
Quais são os FRUTOS da Maçonaria?
Qual é a FINALIDADE da Maçonaria?
Quando FINALIZA a Maçonaria?

Como o tema é extenso, vamos dividi-lo em sete artigos dominicais.

Qual é a BASE da Maçonaria?

Nossa associação de homens escolhidos é sustentada e tem por gênese convicções doutrinárias, porém não dogmáticas, indiscutíveis.

A LIVRE PROCURA DA VERDADE É O CONTRAPISO DE NOSSO PAVIMENTO.

É na dualidade complementária, do ponto de vista alegórico, apresentada nas peças de cores antagônicas, que se representa a materialidade no ocidente. Visualizamos que a vida acontece por um PRINCÍPIO CRIADOR, o qual arquiteta tudo que nossos cinco sentidos físicos podem captar e os outros sentidos mais sutis podem intuir.

Nessa relação entre a Criatura e o Criador, desenvolvem-se os sentimentos e as ações de honrar e admirar, consubstanciando a natureza divina na matéria que, por sua vez, serve e torna-se instrumento material para o divino.

A instrução está em Gênese, capítulo 1, versículo 26: “Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”.

Não que Deus tenha as rugas carnais do homem, mas que o homem possua os traços espirituais de Deus. Que a “semelhança” seja compreendida não como o poder de criar, mas como a força de cuidar.

Os sinônimos de base são apoio, suporte, sustento, sustentação, sustentáculo, escora, esteio, firmamento, pilar, eixo, assento e arrimo, que se encaixam quando visualizamos a matemática das formas traçadas pelo compasso de um geômetra imaterial.

Não se trata de graus ou títulos, mas de, a cada oportunidade, pôr em prática, a nível material, psicológico e espiritual, os fundamentos teóricos e práticos que sustentam a compreensão e a aplicação dos princípios maçônicos.

NOSSA  BASE  É  O  QUE  REPRESENTA  PARA  NÓS  O  G∴A∴D∴U∴

2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Mestre de Cerimônias - ARLS PR25  2024/2026
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.