O DENTE DO SISO NA MAÇONARIA


Uma arcada dentária adulta é composta por oito incisivos, oito pré-molares, quatro caninos e doze molares, incluindo os quatro dentes do siso.

Nesse contexto, permitam-me uma alegoria lúdica e respeitosa. Os dentes incisivos são os Aprendizes. Estão na frente da boca e da Loja. Tudo começa por eles e para eles. Os dentes incisivos têm a função de cortar, diminuir o tamanho do alimento para ajudar na digestão. Para o Aprendiz, como não sabe ler nem escrever, devemos cortar as palavras, ou seja, soletrar.

Se os dentes são incisivos, devemos cultivar Aprendizes incisivos, que vão direto ao ponto, sem uso de rodeios. O foco é a missão.

Os dentes pré-molares representam os Companheiros. Eles desempenham uma função maior do que cortar. A eles cabe a mastigação, e um dos sinônimos de mastigar é refletir, ponderar. Atuam em um trabalho menos bruto, mais polido.

Logo, cabe aos Companheiros mascar, mascar, mascar, REFLETIR, mascar, mascar.

Os Mestres correspondem aos caninos da Loja. Têm a função de ajudar todo o processo, afinal alcançaram a plenitude. Portanto, também devem saber cortar e mastigar. Uma curiosidade é que os dentes caninos possuem três funções extra-alimentação.
Orientar a posição dos outros dentes;
Dar forma aos lábios;
Colaborar na fala.
Alguma semelhança com os Mestres Maçons?
Orientar o posicionamento de Aprendizes e Companheiros;
Doar-se para a Ordem do Dia;
Contribuir para o bom uso da fala, na Palavra a Bem da Ordem.
E os molares são os dentes que ficam no fundo da boca: trituram e mastigam. Sua função é para alimentos mais duros, finalizando o processo, a fim de que tudo ocorra justo e perfeito. Às vezes, nem sempre são bem utilizados.

Em nossa alegoria, são os Mestres Instalados. Estão assentados no oriente. Por conta da sua formação, estão preparados para o apoio em situações mais “duras”, as quais possam surgir durante os trabalhos. Do mesmo modo, devem estar dispostos a cobrir a falta de um outro “dente” que se encontra ausente no cargo/função.

E os dentes do siso?

São os nossos Anciões. Assim como os sisos, demoram a se manifestar, de 15 a 20 anos. O Irmão Siso é sinônimo de respeito conquistado pela responsabilidade demonstrada em anos de dedicação à vida maçônica.

A palavra “siso” tem por sinônimo juízo e bom senso. Porém, é necessária a atenção para desvios na aplicação do “juízo de valor” e do “meu bom senso”.

O MAÇOM DEVE TER SISO, E NÃO SER SISUDO.
O MAÇOM É SÉRIO, E NÃO SEVERO.
O MAÇOM É PRUDENTE, E NÃO CARRANCUDO.

Neste 19º ano de compartilhamento dos artigos dominicais, reafirmo o desejo de independente de graus, cargos ou títulos, continuar servindo os Irmãos com propostas para o Quarto-de-Hora-de-Estudo. Uma lauda para leitura em 5 minutos e 10 minutos para as devidas complementações e salutares questionamentos.
O exíguo tempo é um exercício de objetividade e pragmatismo que visa otimizar os trabalhos e cumprir integralmente o ritual.

Convosco na Fé - Robur et Furor
Fraternalmente

Sérgio Quirino
Minas Gerais Shrine Club
MI   GMAdV   33°REAA   33°RB   9°RM   MMM   Shriner
CT REAL ARCO     CT ARCO REAL     HRAKTP
PRESIDENTE DO MINAS GERAIS SHRINE CLUB
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.