Não se deixe contaminar por crendices
O oitavo mês do Calendário Gregoriano é Agosto, assim chamado por decreto em honra do Imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César em honra de quem foi batizado o mês de julho, querendo que o seu mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança agosto era denominado Sextilis, visto que era o sexto mês do calendário de Rômulo, (Calendário Romano).
O Calendário Gregoriano é utilizado em todos os países ocidentais e em quase todo o mundo. Foi instituído em 24 de fevereiro de 1582 pelo Papa Gregório III, com o objetivo de reformar o Calendário Juliano. A mudança do Calendário Juliano ou antigo, para o Calendário Gregoriano, ou moderno, não teve lugar ao mesmo tempo em todo o mundo, causando confusão na harmonização de datas entre os séculos XVI e XX.
Está dividido em 12 meses, cujos nomes têm as seguintes origens.
Janeiro (Jano), deus romano das portas, passagens, inícios e fins.
Fevereiro (Februus), deus etrusco da morte, “mês da purificação” em latim.
Março (Marte), deus da guerra.
Abril, nome que deriva do latim aprilis, significando abrir, referindo-se à germinação das culturas.
Maio (Maia Maiestas), deusa romana.
Junho (Juno), deusa romana, esposa do deus Júpter.
Julho (Julio Cesar - imperador romano). Anteriormente chamado Quintilis, quinto mês do calendário de Rômulo.
Agosto (Augusto, primeiro imperador romano). Era anteriormente chamado Sextilis, o sexto mês do calendário de Rômulo.
Setembro (Septem - sete em latim), sétimo mês do calendário de Rômulo.
Outubro (octo – oito em latim), oitavo mês do calendário de Rômulo.
Novembro (Novem – nove em latim), nono mês do calendário de Rômulo.
Dezembro (Decem – dez em latim), décimo mês do calendário de Rômulo).
Os romanos não gostavam do mês de agosto e no livro “Folclore quase sempre”, é registrado: “Acreditavam os romanos na existência de um dragão enorme que cuspindo fogo passeava no céu durante o mês de agosto".
As mulheres portuguesas não casavam no mês de agosto, época em que os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua de mel e às vezes até viuva. Porém, na Alemanha as moças sonham casar no mês de agosto, preferencialmente, num dia de sexta feira.
Na Argentina, não é aconselhável lavar a cabeça durante o mês de agosto. É uma superstição de grande aceitação.”
Alguns acontecimentos históricos ocorreram no mês de agosto. O episódio conhecido como a Noite de São Bartolomeu, em 24 de agosto de 1572, quando a rainha católica Catarina de Médicis ordenou o assassinato de mais de 3 mil protestantes em Paris, sem poupar mulheres ou crianças.
Em 06 de agosto de 1890, em Nova Iorque, foi eletrocutado o primeiro homem numa cadeira elétrica.
Em 1° de agosto de 1914, começou a I Guerra Mundial.
Em 2 de agosto de 1932, Hitler assumiu o governo da Alemanha.
Em agosto de 1939, iniciou-se a II Guerra Mundial. As duas bombas atômicas lançadas na II Guerra Mundial pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagazaki, datam de 6 e 9 de agosto de 1945.
13 de agosto de 1961 marca o início da construção do Muro de Berlim.
No dia 8 de agosto de 1974, Nixon renunciou à presidência dos Estados Unidos.
Em 1977 e 1997, nos meses de agosto morrem Elvis Presley e a Princesa Diana.
No Brasil em 24 de agosto de 1954, o suicídio de Getúlio Vargas.
Em 25 de agosto de 1961, renúncia do presidente Jânio Quadros.
Juscelino Kubitscheck, vítima de um desastre automobilístico faleceu em 22 de agosto de 1976.
O mês de agosto é também identificado “mês do cachorro louco” ou mês do desgosto.
Tem até poesia para o mês de agosto, como a de André Sesti Diefenbá.
“O oitavo mês do ano chamado de agosto/ já decorre de agouro desde o seu início/ foi assim batizado por ciume ou desgosto de Cesar Augusto o imperador romano/ porque seu antecessor Julio Cesar já tinha o seu mês do ano.
Em Roma começou a lenda/ também existente em Portugal/ pois em agosto as portuguesas não faziam votos de união matrimonial/ porque era o mês das navegações/ e seus maridos embarcariam no litoral.
A crença por influência portuguesa/ também espalhou-se em solo brasileiro/ dizem que é mês de cachorro louco/ mês de azar, de pouco dinheiro/ e também há o dito popular/ de que desgosto terá quem em agosto casar.”
Não tenho esta superstição. Pode ser um mês da sorte, da alegria, das conquistas, não tendo nenhuma diferença com os demais meses, acontecendo fatos ruins e bons como nos demais.
É difícil afirmar qual a origem dessa crendice do mau agouro nesse período. Não é justo agosto carregar esta fama pejorativa. Para os outros meses muito carinho, como maio, mês das noivas, das mães, de Maria.
Junho mês dos namorados. Fevereiro quase sempre de carnaval. Janeiro e julho de férias e passeios. Setembro da primavera. Dezembro do nascimento de Jesus.
A passagem do tempo é contínua, sem distinguir momentos e o caminhar da humanidade não faz interrupção entre o mês que se inicia e outro que termina. O tempo não para.
Não se ligue e não se deixe contaminar por crendices.
Pavimentes o teu caminho com pedras de amor, de confiança, de serenidade, de harmonia, abundância, pois estas são as pedras do projeto que cada um deve ter. Estas são as pedras positivas. As pedras negativas, do medo, da ansiedade, da preocupação, da escassez, da imoralidade, da corrupção, da intolerância, do ódio, poderão estar em sua vida se esta for a sua expectativa.
O mês de agosto é um mês rico, de importantes datas comemorativas, que identificam ações, trabalhos, instituições e profissionais do mais alto nível. Desde o primeiro dia, Dia Nacional do Selo, do Tintureiro, seguindo-se os Dias Nacional da Saude, do Pároco, dos Pais, da Televisão, do Advogado, do Estudante, do Garçom, da Logosofia, das Artes, do Economista, da Assunção de Nossa Senhora em 15 de agosto, da Informática, dos Solteiros, do Filósofo, do Artista de Teatro, da Fotografia, dos Maçons, do Folclore, da Injustiça, da Infância, dos Artistas, de São Bartolomeu, do Feirante, do Soldado, do Corretor de Imóveis, do Psicólogo, da Avicultura, dos Bancários, do Combate ao Fumo e da Nutricionista.
Portanto, viva o Mês de Agosto.
Barbosa Nunes
Fonte: JBNews Informativo Nº 367