MISSÃO, METAS E RUMOS DAS LOJAS NA ATUALIDADE


 

Muito se discute sobre qual seria o verdadeiro papel da Maçonaria nos dias de hoje. Não mais se admite apenas viver de glórias do passado.

Devemos sim olhar o passado, mas somente para aprendermos com ele e projetarmos um futuro melhor, como disse M.Gandhi. E não para ficarmos nostalgicamente, e apenas, glorificando mártires, fatos e atos pretéritos, em inércia de atuação na Humanidade que tanto necessita de nós, e cada vez mais, pois ainda encontra-se mergulhada na escravidão da ignorância, da corrupção e outros, cujos combates e guerras ainda existem para serem pelos Maçons travados, embora seja sabido que a Maçonaria está longe de dar a última palavra sobre o assunto.

Por isso, acredito que, como nos elucidou o Irmão Anatoli Oliynik Dyn, desenvolver um claro Projeto de Metas e Missão da Loja e dos seus Obreiros representa apresentar uma metodologia que oriente e prepare a Loja e os Maçons para enfrentar os desafios existentes, preparando as bases para disseminação de uma nova filosofia de atuação, pois "Quando a Loja tem um senso claro do seu objetivo, do seu rumo e da posição desejada para o futuro, e quando essa imagem é amplamente compartilhada, o Maçom torna-se capaz de encontrar o seu próprio papel dentro da Loja e da Maçonaria.", o que certamente contagia e motiva para se estudar, compreender e cumprir com os desígnios de nossa Sublime Ordem, que não pode ser vista apenas como sendo de filantropia ou beneficência, muito menos como um Clube Social ou de Serviço, pois, certamente é muito mais que isso.

Talvez esteja na prática e no desenvolvimento de um Projeto a verdadeira Motivação, com Claros Objetivos e Orientações que faltam aos Irmãos que se deixam abater pela "perda de tempo" e reuniões "desmotivadoras" e "sem conteúdo", cujo conceito os leva a deixar a Ordem e o nosso Fraterno convívio em Irmandade.

Cultura Maçônica é muito importante e deve ser disponibilizada a todos, pelo bem da própria Instituição e de seus Membros. Mas a prática dos nossos desígnios não deve ficar relegada ao distante passado. Podemos não mais viver uma Ditadura no Governo, mas é certo que ainda temos muitos Coronéis e Ditadores, Políticos, Empresários e Patrões, usurpadores do povo, que sugam a Humanidade e a mantém na escravidão, a bem de seus mesquinhos interesses.

E o que nos falta para sermos melhores Maçons? Verdadeiros Líderes? Ou Orientadores mais preparados, bem dispostos e melhor organizados?

Assim, para a necessária Transformação e Evolução da Maçonaria, das Lojas e dos Obreiros, adequando-os às necessidades atuais da Humanidade e os preparando para cumprirem o seu papel, penso que devemos meditar e refletir sobre o assunto, considerando:

Valores = Quem somos?
Visão = Para onde estamos indo?
Missão = Em que negócio estamos?
Diretrizes = Como nos orientamos?
Estratégias = Como faremos e que caminho seguiremos?
Objetivos e Metas = Em que temos que nos concentrar?

Nesse contexto, Caríssimos Irmãos, qual é o Perfil do Novo Maçom e da Maçonaria Atual?

Rodrigo Oliveira
Loja "Pedreiros da Liberdade", n° 79
Florianópolis - SC, Brasil