Maçonaria, porque estamos aqui?


 

A Maçonaria tem três objetivos essenciais: a instrução moral, física e intelectual; a moral abrange a espiritualidade; a física o conhecimento e a intelectual a mística. Os ensinamentos maçônicos buscam sempre nos lembrar os três deveres fundamentais do ser humano, os deveres para conosco, com a humanidade e para com Deus. Para com Deus reconhecendo a sua presença em tudo e a sua fabulosa obra, o Universo. Para com a humanidade, consistindo nas nossas famílias, a pátria e o universo, tendo como tarefa levar o conhecimento, a solidariedade e os nossos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Para conosco, o nosso aperfeiçoamento, o desbastar da pedra bruta, a busca do equilíbrio entre a mente e o corpo.

Sendo esta a tarefa mais difícil de todas, a de olhar para dentro de nós mesmos, reconhecendo os nossos defeitos, as nossas limitações e ainda em certos momentos encontrar em nós sentimentos e atitudes as quais combatemos por princípio. Termos a consciência da nossa ignorância.

Todas as vezes que nos vemos irritados, insatisfeitos, atribuindo o nosso insucesso a causas externas, como: pessoas, trabalho, dificuldade financeira, devemos neste momento olhar para dentro de nós mesmos, pois o bem estar, a felicidade, o equilíbrio como se queira chamar está dentro de nós, pois o mundo não se adaptará a nós, mas a nossa visão do mundo sim. Esta pode ser modificada e só depende de nós. Busque através de Deus, do conhecimento, do autocontrole, de qualquer forma, mas busque sempre.

Todos nós passamos por momentos muito bons e também revezes, temos muitas histórias de vida e de morte também e em vários destes estavam vocês, meus queridos irmãos, nos bons e nos difíceis. Quanto deveu uns aos outros?

Partilhando conhecimentos e ensinamentos, alegrias e tristezas. A verdadeira fraternidade.

É comum após alguns anos de maçonaria, alguns se interrogarem, o que estou fazendo aqui? Será que estou sendo útil ou será que a Maçonaria me é útil?

Com frequência, encontro irmãos adormecidos, por este ou aquele  motivo, muitos dizem “a maçonaria não é mais a mesma”, “ maçonaria virou copo d’água”. Muitos acham que a maçonaria deve mudar o mundo, a política, a sociedade toda, mas sequer consegue mudar a si mesmo, nem sequer reconhecer os seus defeitos.

Hoje vivemos em imensos conglomerados urbanos, com família desfeitas, drogas, falta de Deus, com modelos vendidos na comunicação social de felicidade irreais e distorcidos a massacrarem os nossos jovens levando a frustrações, objetivos a serem alcançados a qualquer preço. Pessoas com problemas psíquicos graves, não mais em pequenas cidades, onde a influência dos justos e de boa formação era a regra, por isto temos tanta dificuldade em influenciar em massa, mas podemos e devemos continuar o trabalho pequeno em extensão, mas de enorme valor.

Não fossem as leis, mesmo com graves distorções viveríamos em condições piores do que animais, pois o ser humano é destrutivo na sua essência, e isto fica evidente quando as suas necessidades não são satisfeitas.

Meus queridos irmãos, a maçonaria não é um reduto de homens perfeitos, mas sim um seleto grupo que busca a superação humana, a sabedoria e o conhecimento que não vem do dia para a noite e sim de forma gradual, se nós o permitirmos e trabalharmos.

Cada reunião em Loja é rica do inicio ao fim, basta enxergar, algumas melhores que outras, mas sempre muito produtivas. A presença de cada irmão traz Luz a Loja, esta Luz é conhecimento, é riqueza é espiritualidade, cada um com o seu espírito formando uma egrégora positiva e construtiva.

Por tudo isto e resumidamente venho a esta Loja para combater o despotismo, a ignorância, os preconceitos e os erros. Para glorificar a verdade e a justiça, certo de que tudo isto ainda existe dentro de mim, e é por isto que estou aqui.

Que o GADU permita que eu nunca desista.

Wellington Oliveira, M∴ M∴

ARLS∴ Igualdade 119, Grande Oriente Paulista (GOP), Brasil