FILHOS DE NOÉ
A Maçonaria do Rito Escocês Antigo e Aceito, praticada pela maioria dos Maçons brasileiros, centra-se na Lenda Hirâmica, ou seja, na vida do artífice Hiram Abif. Contudo, há outros personagens interessantes, por conta da universalidade dos valores simbólicos e alegóricos que podemos especular, os quais envolvem sua vida e seu mister. Afinal, somos Maçons Especulativos.
Já ponderaram que as pedras e as madeiras usadas na construção do Templo de Jerusalém não estavam ao “redor” do canteiro de obra? Vieram de longe, e o responsável por todos os trabalhadores foi Adonhiran, o qual originou os trabalhos do Rito Adonhiramita.
A Lenda Noaquita (referente a Noé), por sua vez, é incorporada a Graus de alguns Ritos. No REAA, temos o Grau 21 – Cavaleiro Noaquita. Do outro lado da escada dos Graus da Maçonaria, há a Antiga e Honorável Fraternidade de Nautas da Arca Real, que trabalha as alegorias contidas na construção da Arca de Noé e no simbolismo do Arco-Íris.
O Arco-Íris significa a promessa de Deus com os homens, na qual Ele não voltaria a destruir a terra por um dilúvio. Todavia, Noé, precavido, instituiu Sete Leis (mesmo número de cores do arco-íris) para que a conduta dos homens garantisse a aliança com o Criador. São elas:
Não cometer idolatria;
Não blasfemar;
Não assassinar;
Não roubar;
Não cometer imoralidades sexuais;
Não maltratar os animais (só é permitido tirar a vida de um animal para se alimentar);
Estabelecer sistemas e leis de honestidade e justiça.
Essas sete leis abarcam de forma completa e simples a religiosidade, a moralidade e a ética.
O ser humano que respeita as Sete Leis de Noé é considerado Justo entre os homens, e tal conduta lhe garantirá um lugar no mundo vindouro.
Junto aos estudos da lenda da construção da Arca, reflexões sobre os nomes dos três filhos de Noé também se destacam.
SEM significa “fama”, relacionado à “prosperidade”. CAM significa “quente”, relativo a sentimentos como “paixão”. JAFÉ significa “aberto”, no sentido de “sem pré-conceitos, dogmas ou reservas”.
Nessa linha de pensamento, há Irmãos que traçam elementos alegóricos entre os filhos e as colunas: Sem = Beleza, Cam = Força e Jafé = Sabedoria.
Ao saírem da Arca, foram povoar o mundo. Sem teve 26 descendentes; Cam, 30; e Jafé, 14 descendentes. De modo simbólico, todos nós temos um grau de parentesco. Todos nós temos no DNA um código que nos fortalece a procura da prosperidade, a força das boas paixões e a sabedoria para não nos fecharmos diante das realidades.
E se para essas realidades for necessário socorro, coloquemos nossa mão na testa e invoquemos nossos antepassados.
2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.