FÉ? MAS, MAÇONARIA NÃO É RELIGIÃO!

Não há como fugir do vínculo direto da Fé com a Religião. Mesmo porque, além do sentido linguístico, a Fé é uma das Virtudes Teologais, como a Esperança e a Caridade (Amor).

A Igreja Católica estabelece a fé como a primeira das virtudes. O próprio Deus é sua origem, motivo e objeto, o que conduz os cristãos a acreditarem na existência de alguém ou algo com a absoluta confiança, sem necessidade de comprovação material. Neste caso, a Fé é a Crença. A crença traz alento e serve de motivação para seguirmos em frente, quando a razão não é suficiente para visualizamos o horizonte. 

Assim sendo, a Fé não é, em si, uma ação ou comportamento; e sim um sentimento que advém da experiência de uma ação ou comportamento. Por exemplo, tenho fé que Eu não sofrerei acidente com meu carro, pois, Eu sigo as regras de trânsito. A esta “Fé” damos o nome de credibilidade no sistema.

Quando contratamos um cirurgião para um procedimento delicado, procuramos conhecer sua história e seus resultados. Não temos a simples fé de que tudo dará certo, mas temos a confiança de que ELE fará tudo para dar certo.

Após este preâmbulo, nos transportamos para a Fé que devemos ter no plano da Maçonaria. A nossa Ordem é alicerçada em dois princípios balizares: MORAL e ÉTICA. Nós, que somos Maçons, não devemos depositar no outro qualquer resultado de nossas obrigações como tal.

Sejamos sinceros! Não é a Maçonaria que tem por missão tornar feliz a humanidade. Mas, os Maçons são os que devem produzir ações e terem comportamentos que resultam na felicidade humana.

Nós nos reunimos como Irmãos para a pratica do bem, por meio de ações materiais e do comportamento baseado na moral sã, sendo cada um o guia do outro e assim desenvolvemos a confiança fraternal e a credibilidade da instituição.

Seja por desconhecimento ou má fé, em todas as épocas sempre houve ataques a Maçonaria. Nossa defesa se faz não pelos feitos inquestionáveis de Maçons do passado, mas, sim pelo que nós mesmos fazemos no presente.

A FÉ APREGOADA NA MAÇONARIA É A CONFIANÇA DEPOSITADA EM CADA UM DE NÓS, CUJO PENHOR SOLENE FIZEMOS NA INICIAÇÃO JURANDO JAMAIS FALTAR AOS COMPROMISSOS MAÇÔNICOS. 

Nossos compromissos não nos cegam ou nos colocam submissos a homens ou ideologias. Quando somos convocados a tomada de posições, cabe-nos avaliar o carácter pessoal e histórico, seus pares, seus comportamentos e suas ações.

Assim como a Moral e a Ética são imensuráveis, a Fé como Confiança e Credibilidade também não pode ser mensurada.
ENTÃO, QUAL É A MEDIDA DA MAÇONARIA?
É A MESMA DOS MAÇONS!

Seguimos neste ­16º ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Sérgio Quirino
MI  33  MMM  KTP Shriner GM
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.