ELEIÇÃO, UMA GRANDE INSTRUÇÃO
Em nossos conceitos e jargões, gostamos de dizer que a Maçonaria é uma ESCOLA. Os mais apaixonados elevam-na à categoria de UNIVERSIDADE. De minha parte, a vivencio como um LABORATÓRIO.
Isso porque acredito que a função das Instruções não seja apenas dar conhecimento e acúmulo de graus. Não é uma gradual acadêmica. A Maçonaria, como labor, ou seja, o conviver dentro de regras ritualísticas, leis morais e aprendizado ético, é desenvolvida nas Lojas e nas demais estruturas que constituem uma Potência, com três únicos propósitos:
VENCER MINHAS PAIXÕES!
SUBMETER MINHA VONTADE!
FAZER NOVOS PROGRESSOS!
Mas para quê? Para promover o bem-estar da Pátria e da Humanidade. Por isso, é preciso viver a Maçonaria como um estudo antropológico do homem. Nesse sentido, os períodos eleitorais, que são processos instrucionais, devem ser vistos, ouvidos e falados com comedimento e consciência.
Neste estudo, devemos voltar nossa atenção a quatro grupos: o grupo ligado à Chapa Eleita; o grupo ligado à Chapa Não Eleita; o grupo de Apoiadores Positivos e o grupo de Apoiadores Negativos.
A questão é muito simples: a Chapa Eleita é apenas o resultado dos méritos dos candidatos e do valor dos que a ela estavam vinculados. Para a Chapa Não Eleita, o princípio é o mesmo: ela é resultado dos méritos dos candidatos e do valor dos que a ela estavam ligados. Simples assim! Os eleitores avaliam os méritos, cada um fazendo seu juízo de valor. O resultado será sempre: Irmãos Eleitos e Irmãos Não Eleitos.
O grupo dos Apoiadores Positivos é composto por Irmãos éticos, probos, compartilhadores da verdade, divulgadores das propostas, abnegados aprendizes de jornada. Sem interesses pessoais, participaram da campanha, bendizendo os nomes dos componentes da chapa que apoiam e seguindo os ditames das leis morais, maçônicas e profanas. Demonstram respeito pelos outros que pensam diferente. Indiferentemente se seu apoio foi para a Chapa Eleita ou para a Chapa Não Eleita, esses são os verdadeiros vencedores.
Já o grupo dos Apoiadores Negativos é composto por Irmãos aéticos, injustos, criadores de fake news, propositores de discórdia, ambiciosos companheiros de jornada, interessados ativistas que personificam como salvadores da pátria os nomes dos componentes da chapa que apoiam. Seguindo os ditames de uma consciência em que “os fins justificam os meios”, demonstram desconhecimento ou omissão quanto aos Sãos Princípios que devemos ter em relação aos Irmãos e à Instituição. Indiferentemente se seu apoio foi para a Chapa Eleita ou para a Chapa Não Eleita, esses são os verdadeiros perdedores.
Os Irmãos que foram eleitos trabalharão em prol da Instituição, dedicando o melhor de si, implementando os projetos para os quais se prepararam. Os Irmãos que não foram eleitos, naturalmente, sentarão na Cadeira das Reflexões.
Os Apoiadores Positivos cumpriram sua missão, honraram a condição de iniciados em nossos Augustos Mistérios. São exemplos inspiradores de verdadeiros Irmãos.
Aos Apoiadores Negativos, como disse o General Maximus Decimus Meridius (O Gladiador):
“O QUE FAZEMOS EM VIDA ECOA PELA ETERNIDADE.”
2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.