BETHEL, UMA ESCOLA PARA OS MAÇONS
Para a maioria dos recém-iniciados, o universo do aprendizado maçônico é desconhecido. Acreditam que, ao receberem o convite para entrarem na Maçonaria, passam por um cerimonial e já são Maçons.
E não é bem assim! Em vários lugares do mundo, o título de Maçom só é reconhecido após terem alcançado o Terceiro Grau e após anos de aprendizado e companheirismo. Como o próprio substantivo indica, iniciação é o ato de começar, iniciar algo.
INICIAÇÃO É O ATO DE COMEÇAR O ESTUDO, INICIAR O APRENDIZADO.
Mas não existe o terminar os estudos e finalizar o aprendizado. Assim, vamos galgando graus superiores, lendo livros de escritores renomados, participando de palestras, à procura da batida perfeita, da palavra sagrada, da marcha correta e do toque secreto.
Nesse sentido, há grandes ensinamentos nas Ordens Paramaçônicas, as quais, imaturamente, alguns Irmãos as veem como grupos de meninos ou meninas. São PARAmaçônicas, com sentido de ao lado da Maçonaria, em uma via de mão dupla: apoio e aprendizado.
Vejamos o quanto podemos aprender com as meninas que se reúnem em um Bethel, pois, para elas, é um “Lugar Sagrado”. Todas trajam vestes gregas brancas, visto que, independentemente da condição social, praticam a crença de que todas têm igual importância na vida. É o princípio da IGUALDADE.
O branco também é emblema da pureza e da alegria, e elas trabalham umas pelas outras para a alegria de todas e de uma vida bem vivida. É o princípio da FRATERNIDADE.
A LIBERDADE é a consequência do virar as esquinas da vida no esquadro e andar por caminhos retos. Isso as ensina que devem viver de forma correta e honesta.
Ainda se destaca a cor roxa, que simboliza a realeza alcançada pela nobreza de caráter, composta de hábitos e pensamentos virtuosos. Bondade, paciência, consideração, disposição e muitas outras virtudes que são trabalhadas no desenvolvimento de um caráter nobre.
Há uma alegoria muito interessante. A barra da túnica deve estar a três polegadas do chão, representando as três épocas nas cerimônias, as três Filhas de Jó, os três amigos de Jó vindos do Oriente e o Terceiro Grau “pelo qual aquele homem especial que nos deu herança Maçônica se tornou um Mestre Maçom”.
Contudo, que herança será essa? E depois de dar a herança é que se torna um Mestre Maçom!
EXEMPLOS PARA INSPIRAR E APOIO PARA CONTINUAR.
Amanhã, domingo, dia 15/09/2024, a partir das 10h30, no Templo Nobre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, situado na Avenida Brasil, 478, bairro Santa Efigênia, o Bethel Belo Horizonte #03 promoverá a Cerimônia Pública de Apresentação da Ordem das Filhas de Jó.
Amados Irmãos, venham passar essa manhã conosco. Tragam a cunhada, filha, sobrinha, neta ou meninas a partir dos 10 anos. Não há necessidade de grau de parentesco. Com certeza, será um grande aprendizado e vivência familiar maçônica.
2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Mestre de Cerimônias - PR25 2024/2026
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.