ATINGINDO METAS E OBJETIVOS


O homem, na sua trajetória de vida sempre encontra os motivos necessários para que possa alcançar seus ideais, seus objetivos e as metas por ele traçadas. Não importa o seu credo, cor, posição social e econômica. O que importa é o desejo que ele tem de chegar ao fim proposto.

Existem os mais e os menos exigentes. Muitos são ambiciosos e querem tudo na vida. Outros são mais acomodados e se satisfazem, apenas, com o que conseguem alcançar, não se dando ao trabalho de uma luta mais acirrada em torno de seus desejos e de suas aspirações.

Porém, é preciso que todos compreendam que o homem é um ser racional, dotado de inteligência, capaz de grandes realizações e que não pode parar no meio do caminho, quantas vezes negando seu poder criativo e abandonando os projetos que foram elaborados não chegando, assim, ao êxito esperado e desejado. É possível que tenha faltado perseverança.

Assim, desta forma, é que o mundo vai mostrando para nós, as verdadeiras razões do sucesso e as consequências do fracasso. Os corajosos e os audaciosos, firmes nos seus propósitos, chegam ao fim da estrada atingindo, plenamente, os objetivos traçados, mesmo que tenham tido de superar desafios e vencer obstáculos. Os menos corajosos e mais acomodados, não vencendo sua jornada, ficam nas lamentações, vendo as oportunidades passarem, inexoravelmente.

Os vencedores vibram com suas vitórias. Regozijam-se com os triunfos, acreditando que os frutos colhidos foram o resultado da luta, da coragem e da determinação. Têm consciência de que não estiveram sozinhos. Contaram, quantas vezes, com a participação daqueles que acreditaram na sua força de trabalho e na capacidade de suas realizações.

Aqueles que se perderam nas encruzilhadas, deixando-se vencer pelo desânimo, abandonando a luta por quaisquer pretextos, passaram a amargar as frustrações e, também, quantas vezes colocando a culpa no destino, na falta de apoio e de colaboração. Sabe-se, contudo, que o destino está em nossas mãos e na força invencível que há dentro de nós. É só exercitá-la.

Todas estas colocações e considerações podem servir de parâmetro dentro da Maçonaria, na trajetória de vida dos “Homens Iniciados”. Todos, indistintamente, recebem os mesmos instrumentos de trabalho, as mesmas Luzes que podem aclarar suas ideias e seus sentimentos, sendo purificados pelo fogo e pela água. À sua disposição estão os ensinamentos através das instruções ministradas pelos Mestres. A assimilação da doutrina e dos princípios filosóficos da Maçonaria está na razão direta da percepção e da capacidade de entendimento de cada um. Chegar ao final da estrada, atingir o cimo da “ESCADA”, galgando degrau após degrau, vai depender da vontade, da presença, da participação, de estudos aprofundados e das pesquisas que cada “Novo Maçom” haverá de tomar para si como fundamento básico de seu aprendizado. Com isto estará assegurado o seu sucesso dentro da Sublime Ordem.

O Maçom aplicado e disposto aos progressos da Maçonaria será mais um soldado incorporado às fileiras do exército que vem, desde tempos remotos, trabalhando e lutando pelo desenvolvimento, pela difusão e pela perpetuação da Instituição.

No entanto, se não houver interesse e nem participação, assídua presença e muita interatividade com os assuntos Maçônicos, o “Novo Maçom” tende a se desligar, muito rápido, da Entidade ou se tornará num acomodado quando, então, não fará, infelizmente, nenhum progresso na caminhada Maçônica. Ficará, “ad infinito”, marcando passo, sem maiores aproveitamentos.

Maçonaria é presença, é participação, é vida dinâmica, é pesquisa e estudo, é vontade férrea de absorver seus ensinamentos. Agregado a tudo isto, está o espírito de solidariedade, de disponibilidade, de fraternidade, de tolerância e de compreensão. Nosso MESTRE MAIOR disse um dia para seus seguidores: “Faça a tua parte que da minha eu te ajudarei”. Coloquemos, em nossa vida, o sentido mais puro da doutrina, da filosofia e da sabedoria contida nesta frase.

Peçamos ao Grande Arquiteto do Universo que nos ajude a todos. Que ilumine nossos caminhos e nossa estrada, dando-nos o direcionamento exato de nossos passos no caminho do bem. Seremos fortes e faremos forte nossa Loja, Nossa Potência e nossa Sublime Instituição.

José Vicente DANIEL 
Fonte: Boletim “Espirro do Bode” - Ano 21 - Nº 231
Oriente de Pequeri-MG - ARCBLS∴ “Theodórica” Nº 231 - COMAB