Arquitetura e Maçonaria

A Maçonaria encontra-se estruturada como uma ORDEM porque possui uma regra que lhe dá forma, esquema de organização, hierarquia, funcionalidade, princípios e procedimentos; possui também uma causa ou sentido de missão e, finalmente, expressa uma disposição simbólica que constitui a sua linguagem e o seu método essencial de ensino e comunicação. Estes três componentes (estrutura, missão e simbolismo) são distintivos das ordens e a nossa não escapa a eles.

Em relação ao seu simbolismo, será necessário declarar que este foi retirado essencialmente da arquitetura e, particularmente, da tradição dos construtores das catedrais góticas da Idade Média Europeia. Do ponto de vista dos tempos atuais, seria uma agradável especulação tentar apreciar até que ponto os canteiros medievais alcançavam um certo nível de êxtase ou de vibração espiritual, - se é que o experimentavam - , ao ver fluir de suas mãos as sublimes revelações em pedra levantadas à Glória de Deus. Se nossos antepassados viviam ou não efetivamente os celestiais sentimentos espirituais que seu ofício deveria relatar a eles, a verdade é que a Ordem Maçônica recebeu o quadro esquemático de organização e de simbolismo dos pedreiros ou canteiros medievais e, claro, de seus arquitetos.

A Maçonaria contemporânea, necessariamente filosófica, aplica as regras da construção ao Templo ou Edifício Espiritual, cujo levantamento exige de seus operários um duplo esforço: a construção pessoal nos terrenos do seu próprio «Eu Interno» e a construção externa nos cenários do mundo, da sociedade e da comunidade, estruturados com base nos Princípios maçônicos: a tolerância, o reconhecimento da igualdade espiritual dos homens e a possibilidade política de aceder a esquemas jurídicos que garantam a liberdade, a fraternidade entre todos os homens sem distinção de credo, ideologia, raças, classes e origens sociais.

Se o trabalho de construção do «Eu Interno» é um esforço espiritual, ou seja, iniciático, o trabalho de construção social é um trabalho político. Há, portanto, uma Arquitetura espiritual e uma Arquitetura política e, consequentemente, tem-se dois edifícios: o pessoal ou interno e o social ou externo. A Maçonaria reconhece que ambos os edifícios são vitais para garantir a plena realização da vida humana; no entanto, a Ordem não se declara nem religiosa nem política, porque reconhece que os debates deste tipo contribuem para confrontos que anulam o desejo final da Fraternidade Maçônica: tornar-se o «Centro da União», como estabeleceu James Anderson em The Ancient Charges ou Antigos Deve Como é que a Ordem realiza então o seu trabalho externo? A chave para esta realização reside na eficiência com que a sua estrutura simbólica e iniciática consegue efetivamente transformar a visão do mundo dos seus adeptos. Quando os seus educandos conseguem perceber a realidade sem a venda da ignorância, da superstição, do fanatismo e da ambição, quando a Luz Maçônica aninhado nos seus corações, então as coisas aparecem diante dos seus olhos de outra maneira e suas condutas pessoais e sociais são agora orientadas sob outros princípios, princípios que se adequam a todos e não afetam ninguém.
Ou seja, para alcançar as duas construções, o maçom precisa reunir três requisitos:

1. Conhecimento de si mesmo e conhecimento do mundo.
2. Domínio de si mesmo e sua realização no mundo.
3. Enobrecimento de si mesmo e aspiração à felicidade da vida da humanidade
.[1]

Esta interpretação ética do trabalho maçônico também se manifesta em que a oficina adjacente à catedral, está convertida em Loja, e o templo em um lugar de devoção de natureza muito especial onde o trabalho é sacralizado. Então, a Loja se torna um «espaço sagrado de trabalho» dedicado à Glória do Grande Arquiteto do Universo, espaço no qual a fraternidade e a união espiritual dos participantes constitui a melhor garantia do desenvolvimento coletivo.

As Lojas bem organizadas e bem dirigidas, respeitosas das formas maçônicas dispostas nos cadernos oficiais e seguidoras da tradição do ritual e do simbolismo, são uma peça de efetividade transformadora de seus adeptos e constituem-se, imediatamente, num centro de atração no qual os integrantes assistem desejosos de participar ativamente no esforço grupal da Loja para alcançar quantos fins se propõem em seu seio. Pelo contrário, as Lojas dirigidas por irmãos que desconhecem as regras da Arte Real e os procedimentos básicos da construção maçônica, as Lojas que misturam frivolidade e leveza, «profanam» no sentido literal do termo, perdem a vocação construtiva e se afastam da arquitetura moral da Ordem. Não nos surpreenda, portanto, que as Lojas abatidas sejam precisamente as que se caracterizam pela desordem, o distanciamento da tradição iniciática, o envolvimento da política, o autoritarismo de seus líderes, a ausência de respeito ao arbítrio dos obreiros, a apatia de seus integrantes justamente decepcionados porque não encontram o que procuram, o abandono do ritual, a negligência e a falta de motivação, etc.

Um irmão deste Oriente, já há vários anos, indicava nas suas observações a necessidade de que os participantes das Lojas assumissem, de entrada, uma disposição e uma atitude espiritual religante, - não religiosa, mas meramente «re-ligante»-, de tal forma que a Sessão não se tornasse uma simples «assembleia, junta ou reunião», mas um ato em que a Loja celebrará, porque a Loja significa VIVER o ritual e o simbolismo e predispor o ânimo e o espírito para ser especialmente receptivo à mensagem da abertura, desenvolvimento e encerramento dos Trabalhos. Pensar, como pensava o grande poeta alemão Goethe, quando observava a Estrela Flamígera sobre o Ara e dizia:

Para começar e para concluir,
Compasso, Prumo e Nível.
Tudo se atrapalha e paralisa nas mãos,
Se a estrela não ilumina o dia.

Em outra parte de um de seus múltiplos poemas dedicados à Maçonaria, Goethe abunda na beleza do simbolismo das Três Grandes Luzes da Maçonaria: o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso.

A Bíblia, no seu caso, é a Luz sobre nós não como autoridade dogmática, mas como expressão de fé em uma ordenação moral do mundo; o Esquadro é a Luz em nós, porque é o símbolo do direito e do dever que Deus gravou na consciência e que conduz moralmente os homens; o Compasso é a Luz ao nosso redor, é o símbolo da fraternidade e do serviço ao próximo.[2]

Os participantes da Sessão devem, além disso, considerar outros elementos da arquitetura maçônica, ou seja, seu simbolismo, justamente quando colocam seu Avental para se dedicar ao Trabalho e para testemunhar a abertura da Loja. Cada ferramenta, cada utensílio tem seu significado no conjunto da Loja, assim como a peculiar linguagem de abertura, o bater dos malhetes das Luzes da oficina, a iluminação e a decoração do Templo, etc.

A Invocação da Abertura dos Trabalhos, que é uma verdadeira dedicação espiritual à «Glória do Grande Arquiteto do Universo» e que supõe um «re-ligamento» espiritual ascendente, a dedicação dos Trabalhos à «Confraternidade Universal», que é um «re-ligamento» espiritual horizontal que apela ao sentimento de fraternidade entre os homens, tudo sob os auspício de uma Potência simbólica que regulariza os Trabalhos, tudo isto é um momento de sublimação que deve dispor o ánimo dos Irmãos ao mais elevado que a consciência possa perceber.  Por outro lado, o reconhecimento de que a Loja está sustentada em três colunas, colocadas nos tronos de cada uma das Três Luzes, - o Venerável e os dois Vigilantes - dá-nos a sensação de força e a convicção de que a Loja se reúne sob o amparo de leis universais. Estas colunas respectivamente significam:

A Sabedoria ou pensamento que dirige.
A Força ou energia moral que a executa.
A Beleza ou harmonia das forças mentais, a concórdia entre o pensamento e a ação.

Com estes elementos em mente é possível não assumir uma atitude espiritual capaz de matizar os Trabalhos da Loja com um fôlego de construção pessoal e coletiva orientada para o cultivo do «Eu Interno» e do «Eu Coletivo»? É viável estragar os trabalhos com vacuidades e levedades mais próprias de sindicatos e de camarilhas do que de uma Loja dedicada ao Trabalho Espiritual e Intelectual?

Uma das razões pelas quais a Arquitetura Maçônica se dissipa do seio das Lojas é o esquecimento desses princípios básicos da construção maçônica; o abandono das regras básicas do Ofício e a atração de motivações profanas de alguns irmãos que se aborrecem com o cotidiano maçônico e que acreditam que a «Arte Real de Lavrar a Pedra Bruta» carece de sentido prático nas nossas vidas e na nossa sociedade. Estes irmãos expressam permanentemente que o que se diz na Loja é muito bonito, muito belo, muito poético, mas sempre terminam com a pergunta como repercute na sociedade? O que faz a Maçonaria lá fora? E então parece que desconhecem ou esquecem que a Maçonaria não tem mais nada a fazer senão fazer maçons e que nestes, os princípios maçons agem de tal forma que na vida profana as ações de nossos irmãos se manifestam em suas obras, ações e ditos e é assim que se destacam em seus trabalhos, onde quer que se encontrem e por mais modesto que este seja.

Certamente, toda a Loja corre o risco de cair numa burocratização do trabalho e todos os maçons podem fazer da sistematização da sua assistência à Loja um padrão estéril de criatividade, inovação e motivação. Evitá-lo dependerá do talento de grupo da Loja e de proporcionar aos Trabalhos um apelo sempre renovador.

A Ordem Maçônica, depois de tantos anos de existência formal, tem resistido perseguições, excomunhões tão ingênuas quanto infrutíferas de pontífices fanatizados e tolos, incompreensões e denotações de todos os tipos e origens; no entanto, e apesar de tudo, sempre saiu fortalecida e renovada sem abandonar seus Princípios essenciais que lhe dão forma e conteúdo e que definem sua natureza iniciática.

A Ordem Maçônica não é chamada a ser uma sociedade de massas, mas um agrupamento seleto e seletivo que escolhe seus adeptos com base em requisitos que qualquer homem de bem e de honra pode efetivamente cumprir.

Ainda assim, talvez seus piores inimigos, aqueles que mais contribuem para sua destruição, longe de se encontrarem fora de suas fileiras e de seus templos se encontrem justamente dentro deles. Com efeito, muitas vezes os elementos mais nocivos para a Ordem Maçônica costumamos ser nós mesmos, pois nossa ignorância do que ela é verdadeiramente, o desconhecimento que temos de sua história, de sua natureza, de seus fins, métodos, princípios, e acima de tudo a ignorância que manifestamos de seus limites, nos predispõe contra ela, querendo que ela, a Ordem, seja como nós queremos que seja, que atue como supomos que deve fazê-lo e queremos, acima de tudo, transformá-la  ao tom dos tempos, como se a Instituição não fosse, em si mesma, eternamente contemporânea.

E quem são estes? São aqueles que a frivolizam querendo despojá-la de seus atributos essenciais; são aqueles que com sua atitude profana afastam os irmãos das Lojas, estragam a realização das metas formativas de seus Templos e acabam por destruir o que não entendem. O esquecimento de que a Ordem tem como objetivo dissipar a ignorância, combater os vícios e as paixões que desonram o homem tornando-o tão infeliz e inspirar o amor à humanidade, e que seus métodos são a educação iniciática e espiritual de seus membros, produz miopia nos irmãos, os impede de ver além das «formas» e lhes produz grande confusão.

Desta forma, podemos concluir que o simbolismo da Ordem se encontra cifrado por meio dos recursos da Arquitetura, ao ponto que Arquitetura e Maçonaria se encontram indefectivelmente unidas.

Aprendamos a ver nos símbolos maçônicos a pureza de sua mensagem e assumamos a vontade de estudar e nos compenetrar mais e melhor de seus profundos significados.

Cuauhtémoc D. Molina García

Notas:

[1] Lennhoff, Eugen, Os Maçons diante da História, Tradução de Federico Climent Terrer, Edit. Diana, 1983, p. 29.
[2] É claro que o simbolismo do Esquadro e do Compasso apela também a outros significados. Tradicionalmente, nos cadernos oficiais da Grande Loja Unida Mexicana do Grande Oriente de Veracruz, postula-se que o Esquadro alude à matéria e ao compasso ao espírito, e este esquema permite explicar as diferentes posições que ambos os instrumentos adotam sobre a Bíblia de acordo com o grau que se trabalha.
Tradução livre feita por Juarez de Oliveira Castro