AMOR FRATERNAL
A expressão Amor Fraternal aparece com frequência em diferentes Ritos e Graus. Por isso acabamos por compreender o proposito e a justificativa de determinadas ações e inclinações.
Amor é sentimento de carinho e de afeto entre seres que possuem a capacidade de os demonstrar, de se afetarem entre si.
Não se trata de exclusividade do Ser Humano. Todos nós, de alguma forma, em algum momento compartilhamos carinho e afeto, por exemplo, com um cãozinho.
Entre nós humanos é comum confundir o sentimento do amar imediato por um lado, com o amor fraternal profundo, por outro. A paixão é em si um perigo, por nós claramente combatida em nossos rituais. Ainda que seja aquele fulguroso e romanceado amor súbito e inesperado, mesmo assim, precisamos submetê-lo à razão.
Em determinados momentos “amamos” algo ou alguém de forma obstinada, quase que sacralizada. Embora verdadeiro, este sentimento não é amor, é desejo. Ele se firma na posse e no domínio. No anverso da posse há a necessidade de amar algo ou alguém, que também não é o amor; e sim a carência.
Há ainda outros belos sentimentos que confundimos com amor, como a admiração e a amizade, oriundas do compartilhamento de gostos, afinidades e propósitos. Isto também não é amor.
SERIA O AMOR FRATERNAL EGOCENTRICO E AUTOFÁGICO?
A frase causa impacto pela herança cultural que as palavras carregam consigo. Devemos compreender e agir de forma a que os elogios, lisonjas, essas inclinações contrárias aos princípios da moralidade, não nos afetem. As ações de amor fraternal são espontâneas e sem ganhos pessoais. Seu ganho é a felicidade interna e a saciedade emocional que nos afasta das paixões.
AMOR FRATERNAL É A DEDICAÇÃO AO OUTRO A PONTO DE FAZERMOS SACRIFÍCIOS,
QUE SÓ SERÍAMOS CAPAZES DE FAZÊ-LOS POR NÓS MESMOS.
Do adjetivo fraternal ao substantivo amor, não é para aprender que devemos amar o irmão; e sim para entender que devemos descobrir no Irmão o amor que nos fortalece. Assim se desencadeia um processo de confiança mútua, da procura pelo crescimento em conjunto, da resposta imediata e espontânea do ato-reflexo, do sorrir e ser feliz com a felicidade do Irmão.
A Maçonaria apregoa e defende a necessidade da prática do Amor Fraternal como instrumento de fortalecimento de nossos Laços: “Oh! Quão bom e suave é que os Irmãos vivam unidos”
A cada pedra colocada na construção do Templo material usa-se uma argamassa para uni-las. Na construção do Templo Místico usamos a argamassa do Amor Fraternal, cimento místico que une espíritos a fortalecer sua base horizontal e permitir seu crescimento vertical.
O Amor Fraterno é o principal sentimento que devemos, diária e conscientemente, cultivar entre nós.
Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024