A INICIAÇÃO MAÇÔNICA


A iniciação não é algo que transforma imediatamente o ser humano, mesmo que possa ser representado em uma cerimônia externa, move engrenagens internos que posteriormente provocaram uma mudança significativa na pessoa, a cerimônia simplesmente dá a pauta a seguir, para sustentar um crescimento gradual, onde a paciência tem um papel preponderante. A iniciação não se dá, se provoca; como uma semente que se espera germinar.


A iniciação não é uma experiência comum, mas um processo de Aprendizagem profundamente psicológica, onde esperamos não encontrar o que o homem é, mas o que o homem pode se tornar.


A iniciação maçônica não é o caminho da salvação ao estilo religioso, mas um processo de auto-esclarecimento e é compatível com qualquer fé religiosa ou esotérica que não tenda a anular a Liberdade do indivíduo, forçando-o a abdicar de seus próprios princípios.


O método de iniciação maçônico está preservado em seus Rituais, que foram elaborados em um longo processo de decantação histórica e que guardam, cada um em seu estilo particular, uma "ecologia" específica emocional e simbólica, um equilíbrio sutil de gestos e palavras que não pode ser alterado arbitrariamente.


O método maçónico não impõe uma unidade ideológica àqueles que o praticam. Conserva nos nossos Rituais um método maiêutico, em que cada um surgirá com o seu próprio conteúdo, enriquecendo assim o pluralismo tão caraterístico da Ordem Maçónica.

O método de iniciação maçônica mantém-se nos seus rituais, que foram elaborados ao longo de um longo processo de sedimentação histórica e que, cada um no seu estilo particular, guardam uma «ecologia» emocional e simbólica específica, um sutil equilíbrio de gestos e palavras que não pode ser alterado arbitrariamente.

A Loja Maçônica não é um grupo que pressiona a crença cegamente em dogmas e muito menos axiomas, deixa a liberdade plena ao maçom para acreditar por si mesmo.

A Loja não dá slogans aos seus membros que condicionam suas vidas privadas, sua atividade profissional ou o desempenho de qualquer cargo público: cada um interpreta seu compromisso maçônico em consciência. Ninguém é obrigado a manter segredo de sua condição de maçom.

A maçonaria não é uma organização clandestina

Todo maçom se compromete pelo mero fato de ser, a tentar viver como um cidadão exemplar. E lhe dá a perfeita liberdade de convidar a novos membros à Maçonaria, isso a fim de aumentar as fileiras de homens bons e livres.

A maçonaria não é uma seita, pois não busca a submissão de seus Membros a nenhum Guru ou líder, mas se prepara para cada um de seus membros um caminho personalizado para a maestria de si mesmo. para ser professores de si mesmos.
A Loja Maçônica não submete seus membros a nenhum tipo de direção espiritual, nem política

A Razão foi concedida a todos os homens, mas nem todos sabem fazer uso dela; é uma ciência que é preciso aprender. A Liberdade foi oferecida a todos, mas nem todos podem ser Livres; é um direito que é preciso conquistar. A Força é para todos, mas nem todos sabem se apoiar na força; é um poder do que é necessário tomar conta.

Não chegamos a nada que nos custe mais do que um esforço. O destino dos homens é o de enriquecer com a sabedoria e que depois tenha o CONHECIMENTO, para glória e o prazer de instruir os Homens.

A magia cerimonial também é chamada de arte de ser você mesmo e a arte de ser um com Deus, porque a iniciação deu ao homem o Poder de modificar e a amplitude para governar.

Transformar as trevas em Luz é também um dos privilégios de Iniciado nos mistérios, tornar-se Luz nada mais é do que o divino conhecimento dos efeitos contidos nas causas e na Ciência oculta aplicada aos fatos do sistema universal do discernimento.

As ações do iniciado não impactam apenas na Luz Astral; Também deixam seus rastros no corpo físico, modificam seu porte, dão-lhe beleza, mudam o acento da voz, seus movimentos são elegantes e dignos.

Quando um homem carrega a lâmpada com ele. Porque as ações são boas impactam em qualquer aspecto da vida e as circunstâncias que nos cercam não mudam nada os resultados em nosso destino superior. O verdadeiro Iniciado, tudo compreende e Nada lhe é estranho, o Iniciado é o melhor em tudo o que faz.

A iniciação preserva das falsas luzes do misticismo; e corrige a si mesmo para corrigir os defeitos dos outros.
O Iniciado não tem, nem esperanças duvidosas, nem medos absurdos, nem Fé cega. Suas crenças são objetivas e não irracionais; ele sabe o que pode e nada lhe custa ousar. Assim, para ele, ousar é Poder. Sua Influência é tão poderosa que pode até ajudar as nações a avançar. Saber, ousar e calar.  Conhece os segredos do futuro, ousa no presente e não ostenta ter o poder.  Ele sabe dos medos dos homens, mas se cala para dizer seus projetos.  Saber tudo, não divulgar nada. Mas sabe quando ensinar e quando não ensinar, e se ensina, ensina a aprender.

Saber da existência de um agente mágico, ousa realizar os atos e pronunciar a palavra que o submetem à vontade e guarda Silêncio sobre os mistérios do Grande Arcano.  Você pode vê-lo chorar com frequência, mas nunca abatido, nem desesperado nem mesmo na Cruz. Pode ser um homem pobre, mas um pobre que não lhe falta nada; nunca um reverenciado ou miserável; pode ser perseguido e preso, mas nunca derrotado.

Vamos imitar os Grandes Iniciados, que por eles existem as Grandes Escolas e Nações Livres onde podemos exercer livremente nossa Ciência, vamos aprender com perseverança, e nunca usar nossos poderes para maltratar nossos semelhantes. Nunca nos permitamos fazer mal a ninguém.

Belino