A DESORDEM É A LEI DA INSÂNIA!
A insanidade remete à alienação, à alucinação e ao delírio. Quando suave, é um desatino e acontece quando falta sensatez.
A sensatez, por sua vez, é a qualidade demonstrada quando atuamos com bom senso, equilíbrio e ativando a Virtude da Prudência. Esta ajuda a razão a discernir, em quaisquer situações, o que seja verdadeiramente bom e para aplicarmos maçonicamente os instrumentos que possuímos em prol de nossa missão.
O cerne da mensagem do título está na SENSATEZ, na PRUDÊNCIA e na APLICAÇÃO do conhecimento maçônico. Assim como na vida profana, também em tudo o que envolve a Maçonaria, devemos ORDENAR, ou seja, por ordem.
E a principal “ordem” que temos a seguir são os Rituais. O viver é um ritual diário, composto por leis, normas, conceitos e, até mesmo, o discernimento. Qualquer descumprimento gera caos e, por consequência, estados de desequilíbrios físicos e/ou mentais.
Há, entre nossos instrumentos, um que devemos usar continuamente: a RÉGUA.
Com ela traçamos retas: METAS
Com ela medimos distâncias: VÍCIOS e VIRTUDES
Com ela descobrimos medidas: DIMENSÕES
Com ela delimitamos áreas: PLANOS
Com ela marcamos linhas: CONDUTAS
Retas, distâncias, medidas, áreas e linhas são leis, ordens e manifestações do Princípio Criador. Com ou pela régua, devemos determinar “nossa direção” maçônica e profana. Ao mesmo tempo, é um instrumento para regular a dedicação (beleza), a aplicação (força) e o estudo (sabedoria) em todos os nossos intentos.
E qual seria o tamanho ideal de uma régua?
As réguas são como impressões digitais: únicas e individualizadas. Assim como uma régua material tem três dimensões – comprimento, largura e espessura –, a régua simbólica do Maçom também possui três medidas:
O alcance de sua mão. Coloque seu chapéu onde sua mão alcança: BOM SENSO.
A distância de seu passo. Nunca dê um passo maior que suas pernas: EQUILÍBRIO.
A profundidade de suas ações. Tenha os pés na terra e as mãos voltadas para os céus: PRUDÊNCIA.
Simples assim!
De posse da Prancha de Arquitetura de 2025, comece a traçar suas metas, avalie o quão próximo está do bem e do mal, compreenda seus limites, amplie sua área de atuação e, sobretudo, tenha condutas que manterão a retidão de sua linha de vida.
Régua, em francês, é règle, que se traduz como regra, no sentido de lei. Em inglês, é ruler, que designa um instrumento de medida, mas também um governante. O governante mediu suas ações = The ruler measured his actions. A régua mediu suas ações = The ruler measured his actions.
A RÉGUA É A LEI – QUE A LEI TE GOVERNE.
Neste 19º ano de compartilhamento dos artigos dominicais, reafirmo o desejo de independente de graus, cargos ou títulos, continuar servindo os Irmãos com propostas para o Quarto-de-Hora-de-Estudo. Uma lauda para leitura em 5 minutos e 10 minutos para as devidas complementações e salutares questionamentos.
O exíguo tempo é um exercício de objetividade e pragmatismo que visa otimizar os trabalhos e cumprir integralmente o ritual.
Convosco na Fé - Robur et Furor
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Minas Gerais Shrine Club
MI GMAdV 33°REAA 33°RB 9°RM MMM Shriner
CT REAL ARCO CT ARCO REAL HRAKTP
PRESIDENTE DO MINAS GERAIS SHRINE CLUB
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.