Debates e ideias: A prática da verdade...

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/logger/p.gif?a=1.205&d=/2.187/2.188/2.759/2.816/2.942

A mentira desajusta o psiquismo, e coloca o ser humano no mesmo nível dos espíritos perturbadores, perturbados e inferiores, assim o indivíduo fica vulnerável a eles. Pois, mentir nos aprisionam nas baixas vibrações. Nisto, imaginemos a situação das pessoas que mentem todos os dias, e algumas vezes mentem sem ter consciência, ou nem admitem para si mesmas que estão mentindo, ou até mesmo mentem por mania.

Mentir é usar as palavras inconsequentemente. A partir do que vamos evoluindo, aprendemos a desnecessidade das mentiras e passamos a não mais entendê-las, a não mais usá-las.

Richard Simonetti afirma que, se a mentira fosse eliminada, seria eliminada a maior parte dos males do Mundo, porquanto eles estão associados à mentira. Sem a mentira não haveria adultério, corrupção, demagogia, desonestidade, especulação, estelionato... A lista iria longe.

Muitos relacionamentos de todos os tipos são baseados em mentiras, formando desafetos. Muitas vezes, usa-se palavras falsas, com a intenção de não ferir o outro, ou mentem para enganar, no entanto, estão enganando a si mesmas e não aos outros. Pois, tudo é energia, o que pensamos e o que falamos também, nisto tudo o que pensamos fica pairando à nossa volta, e não temos consciência que ficamos absorvendo, o tempo todo, essas impressões boas ou ruins, tanto nós quanto as demais pessoas ao redor.

A mentira não engana ninguém, pelo fato de que pensamentos são vibrações. Quando pensamos, emitimos os pensamentos como frequência, que pairam no ar, e as pessoas captam. Necessitamos praticar a verdade para irmos nos libertando das nossas inferioridades. É preciso coragem para assumirmos nossas limitações e as falhas que carregamos, e é preciso assumir as responsabilidades pelos pensamentos, palavras e atos que cometemos.

Pessoas que mentem ouvem muito e não aprendem nada. Se por acaso não tiver nada de bom, de útil ou de verdadeiro para falar, não fale nada. É melhor ficar calado do que falar mentiras ou coisas insinceras.

Ser amigável não significa ser o tempo todo bajulador, e tentar agradar o outro todo o tempo. Quando gostamos verdadeiramente somos capazes de dizer não e de falar a verdade. Precisamos ser sinceros com nós mesmos, primeiramente, e também com o próximo.

Não vamos manipular nossos pensamentos, sentimentos e emoções. Sejamos leais a nós mesmos e, consequentemente, seremos leais com os demais. Se a pessoa se aborrece com a verdade, vamos saber que tal pessoa não costuma fazer análise da sua própria consciência.

Não vamos permitir que sejamos contaminados com e por sentimentos, palavras e pensamentos inferiores. Falemos sempre a verdade, mesmo que ela não seja bem vinda. Fale a verdade que vem do coração. A verdade apenas é. Vamos escolher as palavras para edificar e não para fazer mal.

Vamos ousar falando a verdade, vamos ousar em ser verdadeiros. A verdade cura, a verdade liberta, a verdade não precisa usar máscaras, ou parecer ser o que não é, como a mentira. A verdade é profundamente simples, por ser única.

Rossana Brasil Kopf

Psicanalista advogada

Fonte: DEBATES E IDEIAS - opiniao@diariodonordeste.com.br.

Richard Simonetti afirma que, se a mentira fosse eliminada, seria eliminada a maior parte dos males do Mundo, porquanto eles estão associados à mentira. Sem a mentira não haveria adultério, corrupção, demagogia, desonestidade, especulação, estelionato... A lista iria longe.